Como fazer investimentos imobiliários lucrativos? Vamos compartilhar algumas dicas para você modelar os investidores imobiliários de sucesso  e obter grandes retornos com imóveis. 

ANTECIPE-SE

A fim de obter grandes lucros na compra de imóveis, seja visionário e desenvolva a mentalidade de um investidor.  Fique atendo às oportunidades.  Antes de comprar um imóvel, verifique se a localização é boa e principalmente se tem potencial de valorização. Observe para onde a cidade está crescendo.  Mantenha-se bem informado sobre os programas de expansão urbana.  Antecipe-se na compra de propriedades em locais onde serão realizadas futuras melhorias, como inauguração de uma praça, shopping center, órgãos públicos, condomínios de alto padrão, construção de rodovias ou implementação de infra estrutura urbana.  Você percebe que uma região vai valorizar, não pelas melhorias que já aconteceram, mas pelas que ainda vão acontecer. Se a região tem um potencial futuro que ainda não foi atingido, você poderá ganhar muito dinheiro com a compra. Mas se a região já tem muitas benfeitorias, geralmente isso já foi refletido no preço. Recentemente foi inaugurado um prédio da nova sede do Fórum de Porto Seguro na BR 367.  Logo os terrenos que estavam à venda nas proximidades dobraram seu valor. O recém inaugurado anel viário que liga a BR 367 à orla de Porto Seguro é outro exemplo de melhoria que gerou valorização de uma região. Quem se antecipou e comprou terrenos e casas nesses locais obteve grande retorno sobre o investimento.

Portando, mantenha-se bem informado para conseguir se antecipar a algum movimento que provoque melhorias no local antes que o preço se adapte a essas mudanças. Fique atendo aos noticiários e veja jornais. Tenha uma boa rede de contatos e relacione-se com  com pessoas ligadas à administração pública para ter acesso às informações. Um bom corretor de imóveis vai ajudá-lo a garimpar oportunidades de ouro no mercado.

“O melhor negócio da Terra, é a terra.”

COMPRE NA CRISE

A todo momento pessoas se apertam e acabam vendendo seus imóveis abaixo do preço em situações de emergência. Em períodos de crise, uma janela de oportunidades se abre. Os investidores são favorecidos na crise, pois compram na baixa para vender na alta. Tenha reservas para barganhar na compra quando surgir ofertas abaixo do preço de mercado.

IMÓVEIS PARA LOCAÇÃO

Uma estratégia para aumentar o retorno dos imóveis de locação é comprar o terreno e construir.  Construindo você estará adquirindo o imóvel a preço de custo. Reduzindo dessa forma o custo total de aquisição dos imóveis e alugando pelo preço de mercado você conseguirá uma rentabilidade acima de 1%  ao mês, ao passo que a média no mercado é de 0,5%.

Mas se for comprar um imóvel usado com a finalidade de lucrar com a revenda ou com aluguel, terá de comprar por preço abaixo do mercado.  Negocie para obter desconto. Encontre  imóveis à venda por valores de 20% a 40% abaixo do preço de mercado, e terá maior rentabilidade com os aluguéis.

Imóveis comerciais dão maior retorno sobre o investimento que imóveis residenciais, além de uma taxa de inadimplência significativamente menor.  Mas se pretende investir em imóveis residenciais para alugar, prefira investir em imóveis populares a imóveis de alto padrão. Com 5 casas de 200 mil reais você obterá uma renda de aluguel superior a de uma casa de 1 milhão de reais. Isso significa que, quanto maior o valor do imóvel, menor o percentual de lucro com aluguéis.

LOTEAMENTO

A compra de um lote é uma das melhores aplicações financeiras do mercado, comparada com outros investimentos. É um investimento seguro, porque um lote é um bem durável, que não sofre depreciação do valor. Com loteamentos você conseguirá um rentabilidade excelente,  pelo menos o dobro da inflação. O investimento se torna ainda mais rentável quando você compra o lote no lançamento, pois os preços dos lotes vão subindo  à medida que a infraestrutura do loteamento vai sendo implementada e as construções vão sendo levantadas. Lote é um investimento de médio a longo prazo, de 3 a 5 anos. Porém, para saber se terá um retorno a curto prazo para seu investimento, descubra se quem está comprando  no loteamento tem intenção de construir imediatamente no local ou está apenas especulando, no intuito de esperar valorização.  Quanto mais rápido for habitado o loteamento, mais depressa ocorrerá a valorização, uma vez que o bairro evolui em curto período.  

Mas antes de decidir pela compra do lote, analise para saber se realmente valerá a pena.  Para decidir em qual loteamento você vai investir, é importante ver para onde a cidade está crescendo e o potencial de valorização. Loteamentos de médio e alto padrão tendem a valorizar mais que os populares. Confira toda a documentação. Exija que o corretor de imóveis ou administrador do loteamento apresente o TAC (Termo de Acordo e Conduta) e Memorial Descritivo. 

“Quem compra terra não erra.”

COTAS DE INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Existe também uma outra forma muito lucrativa para investir no mercado de lançamentos: comprar cotas de investimentos de uma incorporadora de um empreendimento que ainda vai ser lançado. Antes da incorporadora lançar o empreendimento, ela disponibiliza algumas cotas de investimento em imóveis onde o empreendimento será construído. Nessa modalidade, a venda é feita  com 40% a 50% de desconto do empreendimento que vai ser lançado, gerando excelente retorno com margem de segurança muito boa. Cada cota de investimento equivale a um apartamento ou casa do empreendimento que será lançado. 

Similarmente existem os fundos de investimentos imobliários, onde você pode adquirir cotas e ter particpação nos lucros obtidos através da locaçã ou venda. A compra de fundos imobiliários pode lhe proporcionar uma fonte de renda passiva com baixo investimento inicial, e gradativamento poderá alevar a sua renda reinvestindo os lucros obtidos.

LANÇAMENTOS

Comprar imóveis na planta é uma maneira inteligente de elevar os ganhos com investimentos imobiliários. Compre o imóvel pelo preço da primeira tabela, assim que a construtora ou incorporadora lança o empreendimento. Assim você compra por um melhor preço e melhor condição de pagamento. Quando o imóvel for entregue, 3 ou 4 anos depois, você poderá vender com lucro de 30% a 40%.

“Todo homem que investe em um imóvel bem selecionado, em uma comunidade próspera, adota o método mais seguro de se tornar independente. Imóvel é a base da riqueza.”   Theodore Rosevelt.

Por: Claudiney Martins


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *