As plantas são ótimas alternativas para deixar a decoração da sua casa com muito mais vida! Mas se você ama plantas e não tem espaço suficiente para montar um jardim, não desanime, você pode ter um jardim vertical, também conhecido como uma parede viva ou uma parede verde. É uma ótima alternativa para quem mesmo em meio á grandes cidades urbanas, quer ter um apartamento, ou casa aconchegante com um espaço para relaxar e ter contato com a natureza.

Jardins verticais são jardins com plantas instaladas verticalmente nas paredes ou muros do seu jardim externo ou dentro da sua casa, aproveitando e valorizando cada centímetro. Veja abaixo fotos e dicas inspiradoras para montar o seu: 

A ESCOLHA DO AMBIENTE

Independente de o seu jardim ser na área externa ou interna é importante sempre verificar antes da construção se as plantas terão acesso á luz.  É o ponto principal que determinará a localização, o designer e a escolha das plantas. Parece óbvio, mas é comum ver plantas em ambientes escuros e sem acesso a luz solar. Mas plantas precisam de algumas horas diárias de luz natural, pois não são objetos e precisam de certas condições para viver e prosperar. 

A ESCOLHA DO SUPORTE

O suporte será fixado na parede e será onde os vasos com as plantas serão fixados. A escolha do suporte é relativa e depende do gosto pessoal e do designer escolhido pelo criador do jardim vertical, que costuma levar em consideração todo o resto da decoração do ambiente. Existem diversas opções no mercado, os mais usados costumam ser de madeira, pois assim é mantido o ar rústico das plantas, mas existem outras opões como telas de arame, tela de ferro, treliças, etc, mas o designer fica por sua conta, você pode dar seu toque pessoal, usar sua criatividade e inovar, fazendo o seu jardim ficar ainda mais especial e único. 

A ESCOLHA DOS VASOS

A escolha dos vasos é muito importante, e oferece inúmeras opções. É possível brincar muito com o designer, não seguindo nenhum padrão para manter uma estrutura uniformizada. Você pode usar vasos reciclados sem gastar muito dinheiro, como garrafas pets, sacos plásticos, calhas de alumínio ou telhas. Só é importante ressaltar o cuidado que é preciso na hora de escolher um vaso para que ele suporte o peso das plantas escolhidas. Também existem as mais comuns que são de cerâmica, plástico, concreto e etc, também é bom prestar atenção se a estrutura do vaso permite que ele seja fixado no suporte.

A ESCOLHA DAS PLANTAS

É importante antes de tudo escolher plantas que não tem raízes grandes ou agressivas, ou que crescem muito mais do que o seu espaço permite. Também é preciso pesquisar sobre as que você escolheu e verificar sobre as condições de vida, suas características e os cuidados que é preciso. Se você não quer dedicar muito tempo aos cuidados das plantas, escolha aquelas que precisam de menos cuidados. Abaixo algumas sugestões de plantas para o seu jardim:

Barba-de-serpente

Jibóia

Samambaia

Aspargo

Antúrio

Columéia

Véu-de-noiva

Ripsális

Flor-batom

Liríope

Vriésia

Flor-de-maio

Rabo-de-burro

Rabo-de-gato

Singônio

Babosa-de-pau

Chifre-de-veado

Guzmania

Falenópsis

Asplênio

Agora, com todas as nossas dicas você está pronto para partir para a prática e fazer um lindo jardim vertical, alegrando e dando ainda mais harmonia ao seu ambiente. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *