A casa própria é um dos sonhos mais comuns de qualquer brasileiro. É algo pelo qual as pessoas trabalham por grande parte da vida. A segurança e o orgulho de alcançar esse objetivo são grandes alegrias. O financiamento imobiliário é uma resposta para ajudar a realizar esse sonho, por isso, surgem diversas dúvidas sobre o assunto. Vamos ver algumas das mais comuns para ter certeza que essa é a opção certa.

1 – Quem pode fazer o financiamento imobiliário?

A princípio qualquer pessoa pode fazer o financiamento. Existem, é claro, alguns requisitos que precisam ser cumpridos. Nos casos dos bancos, por exemplo, é preciso ter uma renda adequada ao financiamento que for solicitado.

Por isso, o banco faz uma análise minuciosa da sua capacidade de pagamento. O financiamento é um empréstimo e, como tal, apresenta um certo risco para a instituição. Para se sentir mais segura, ela faz uma investigação antes de conceder o crédito. Por conta disso, pode ser difícil consegui-lo com o nome sujo.

2 – Trabalhadores autônomos podem solicitar um financiamento?

Essa é outra dúvida bem comum e gira em torno da possibilidade de trabalhadores autônomos, sem um contracheque formal, pedirem o empréstimo. A resposta é sim, e como em qualquer caso o requisito é o mesmo: a renda precisa ser comprovada.

Isso pode ser feito de diversas formas, seja o contrato de serviço, os recibos ou a declaração do imposto de renda.

3 – O financiamento irá cobrir 100% do valor do imóvel?

Outra dúvida bem comum, cuja resposta é não. As instituições financeiras exigem um mínimo de 10% do valor total do imóvel, que irá ser usado para dar a entrada no mesmo. Esses valores podem variar conforme a instituição financeira.

Por outro lado, certos programas de financiamento, como o programa Minha Casa, Minha Vida, que ajuda famílias com uma renda específica a financiar a casa própria.

4 – Quais são os tipos de financiamento existentes hoje?

Existem, basicamente, quatro tipos de financiamentos imobiliários vigentes no país. Eles são:

  • Sistema Financeiro de Habitação: Um dos mais usados no país, usa recursos de conta poupança ou repassados pelo FGTS para o financiamento;
  • Sistema Financeiro Imobiliário: É usado para financiamentos que fogem à regra do modelo anterior. Utiliza recursos de investidores institucionais para o financiamento;
  • Carteira hipotecária: Esse modelo também é uma extrapolação do SFH, permitindo financiamentos para valores maiores do que os do anterior;
  • Financiamento direto com a construtora: Essa opção é usada para facilitar a aquisição do imóvel, se o interessado tiver maior dificuldade em conseguir um empréstimo junto ao banco.

5 – O seguro é obrigatório?

Sim. Dois seguros são obrigatórios em qualquer financiamento imobiliário. O primeiro, é referente a morte ou invalidez dos compradores, e seu valor visa cobrir as despesas caso uma dessas situações ocorra.

O outro é o seguro a danos físicos do imóvel, que cobre contra esses possíveis danos.

6 – Como são calculadas as prestações e quando começa o pagamento?

Por fim, outras duas dúvidas bem comuns e extremamente importantes. Primeiramente, as parcelas são calculadas de acordo com os encargos referentes ao financiamento. Isso inclui as parcelas de pagamento, os juros mensais e os seguros mencionados acima.

Já em relação ao pagamento, o mesmo começa por volta de 30 dias após a assinatura do contrato. Existem diversas opções para efetuá-lo, de modo a facilitar a vida de todos os envolvidos. Por exemplo, se for feito em um banco o valor pode ser descontado da conta e o comprador pode usar o saldo do FGTS para cobrir uma parte da dívida.

A Imovita Imóveis está aqui para ajudar você a conseguir o seu imóvel. Confira como podemos ajudar, seja através de mais dicas no nosso blog, ou através da lista de imóveis para venda.


4 Comments

Olej Z Konopi · 5 de janeiro de 2019 at 15:26

Appreciating the dedication you put into your site and detailed information you present.
It’s awesome to come across a blog every once in a while
that isn’t the same unwanted rehashed information. Wonderful
read! I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds
to my Google account.

    imovita · 30 de janeiro de 2019 at 18:58

    Olá. Hospedo na King Host.

adelaide weather forecast · 10 de janeiro de 2019 at 18:16

Hey would you mind letting me know which web host you’re working with?

I’ve loaded your blog in 3 different browsers and I must say this blog loads a lot faster then most.

Can you recommend a good hosting provider at a fair price?
Kudos, I appreciate it!

vintage House restaurant · 12 de janeiro de 2019 at 18:00

I enjoy reading through an article that can make people think.
Also, thanks for permitting me to comment!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *