Saiba como aplicar papel de parede
Papéis de parede deixam qualquer ambiente mais aconchegante. Veja 10 passos para instalá-lo
Investir em um papel de parede pode dar mais charme e conforto aos ambientes da sua casa. E não é difícil instalar o produto. Basta ter paciência e cuidado durante o processo de aplicação. Veja algumas dicas a seguir.
1. No momento de comprar o papel de parede, considere uma sobra de 10%. É importante que você saiba exatamente a medida da parede que deseja cobrir e calcule que parte do produto adquirido deve ser reservado para possíveis imprevistos. “Ou seja, se o rolo tem 5 m², o que ele cobre realmente são 4,5 m²”, exemplifica Camila Ciantelli, supervisora comercial da Bobinex. E ela recomenda comprar a quantidade total necessária do papel de parede de uma só vez. “Se, depois, você precisar de mais rolos, ao voltar na loja, é possível que os rolos estejam fora de lote ou de sequência, o que acarretará em uma diferença de tonalidade da estampa”, alerta.
2. Verifique se a parede está lisa e sem nenhuma ondulação. Isso é fundamental para evitar bolhas, umidade ou desníveis no papel de parede. “A parede ideal é aquela que foi preparada com massa corrida e uma demão de tinta látex à base de água”, orienta Camila.
3. Defina comprimento das tiras, de acordo com a altura da parede, e corte o papel. Deixe cerca de 5 cm de sobra no teto e no rodapé para fazer o acabamento. Comece aplicando o papel próximo ao teto e desenrole-o até o chão, repetindo o processo, uma folha ao lado da outra.
4. Utilize a cola adequada. “A cola em pó é indicada para papéis vinilizados, pois é mais leve. Já a cola em gel deve ser utilizada para papéis vinílicos. Ambas não são tóxicas, não têm cheiro e possuem aplicação rápida, limpa e seca, permitindo que o ambiente seja usado logo após a instalação do papel”, diz a profissional da Bobinex. Essas duas opções de cola são encontradas em lojas que comercializam o papel de parede e não é indicado escolher outros tipos, já que isso poderia provocar danos no papel. Além da cola, você também precisará de balde (para diluir a cola), trincha ou rolo, prumo, estilete, espátula de ferro, espátula de silicone e pano.
5. Não exagere na quantidade de cola. Siga as recomendações do fabricante da cola e aplique-a no verso do papel (parte branca, sem estampa), cobrindo toda a base. Mas não encharque o papel com a cola, porque isso irá deixá-lo mais suscetível a rasgos.
6. Fique tranquilo, pois a cola não seca imediatamente. “Ao aplicar uma faixa de papel na parede, ele pode ser moldado até que haja o casamento do desenho. Porém, esse processo deve ser rápido. Caso você perceba que não dará tempo de encaixar o desenho, retire o papel, passe cola novamente e reinicie a colocação”, explica Camila. Se a cola já tiver secado, o ideal é remover e refazer a aplicação com um novo produto.
7. Passe um pano seco conforme for aplicando o papel para retirar o excesso de cola.
8. Mesmo que restem algumas pequenas bolhas, não se preocupe, elas devem desaparecer em até cinco dias. Caso isso não ocorra, é provável que tenha acontecido algum erro na instalação, como falta de cola, e o papel terá de ser removido e reaplicado.
9. Para eliminar o excesso de papel nas extremidades, faça vincos firmes com a espátula de ferro e passe o estilete por cima da espátula para tirar as rebarbas. Realize um corte reto e único.
10. Cuidado com os locais de interruptores e tomadas. Remova os espelhos e passe o papel sobre o vão durante a aplicação. Depois que o papel de parede estiver aplicado, com o estilete, corte o vão da tomada ou interruptor e, após o papel seco, recoloque os espelhos. Você também pode fazer um corte no formato de uma cruz e abrir as partes cortadas, antes de recolocar os espelhos.
Texto: Taissa Esteves
13 Junho 2014, 07:47
Você gosta da página?
Gostaria de compartilhar a página com os seus amigos?
Gostaria de escrever um comentário na página?