Como lidar com vizinhos problemáticos
Como lidar com vizinhos problemáticos: Dicas para melhorar o ambiente no seu bairro
Enfrentar problemas com vizinhos pode ser um grande desafio. Nada é mais frustrante do que comprar uma casa e, depois, descobrir que você tem vizinhos difíceis. Contudo, você não precisa apenas tolerar o comportamento inconveniente ou a tensão no seu quarteirão. Com a abordagem certa, é possível transformar essa situação em uma oportunidade para construir bons relacionamentos, melhorar o ambiente e promover uma convivência mais tranquila para você e seus vizinhos.
Primeiro, verifique se você é o "vizinho problemático".
É fácil identificar o que os vizinhos fazem para incomodar você, mas é igualmente importante refletir sobre como o seu comportamento pode afetá-los. Antes de abordar qualquer vizinho, certifique-se de que você não está se comportando de forma inadequada. Algumas questões que você pode se perguntar incluem:
-
Você causa muito barulho? Sons como TV alta, música ou barulho de máquinas podem ser incômodos para os vizinhos em qualquer hora do dia. Mesmo atividades comuns como cortar a grama não devem interromper a tranquilidade deles, especialmente de manhã.
-
Seus animais são calmos e educados? Cães que latem excessivamente, se mostram agressivos ou vagam por aí, assim como gatos soltos, podem ser motivos de desconforto para seus vizinhos.
-
Você cuida bem da sua propriedade? Se seu jardim está cheio de mato ou os brinquedos de seus filhos estão espalhados, isso pode causar preocupações sobre a manutenção da casa, afetando até o valor de mercado do imóvel.
-
Você respeita os limites da sua propriedade? Evite invadir o espaço do vizinho com árvores, cercas ou outros objetos, a menos que haja uma permissão explícita. Isso pode evitar disputas desnecessárias.
-
Você adota a atitude de "olho por olho"? Se você começou a estacionar de maneira indevida porque está incomodado com algo, isso não ajudará a resolver o problema. A vingança, mesmo em pequenas ações, raramente resolve a situação com vizinhos.
Quando tiver certeza de que está se comportando adequadamente, será mais fácil abordar o vizinho sobre qualquer questão que esteja causando desconforto.
Construa uma relação amigável.
Uma pesquisa mostrou que metade dos americanos nem sabe o nome de seus vizinhos. Isso pode dificultar a resolução de conflitos. Aproveite a primeira oportunidade para se apresentar e criar uma relação sólida desde o começo. Será mais difícil para seu vizinho agir de forma negativa se ele o reconhecer como uma pessoa amigável.
Para evitar problemas, avise seus vizinhos com antecedência se for organizar uma festa ou fazer algo que possa gerar barulho.
Aproxime-se com boas intenções.
Quando for conversar com um vizinho sobre algo que está te incomodando, não adote uma postura agressiva. Seja amigável e, se necessário, proponha uma conversa mais informal, como um café, para tratar do assunto. Isso mostra que o problema é sério para você.
É importante assumir que, muitas vezes, os vizinhos não estão conscientes de que estão causando incômodos, por isso é bom abordar a situação com empatia e não acusá-los diretamente. Supor boas intenções pode ser um bom ponto de partida.
Seja receptivo às críticas.
Quando você é confrontado com uma reclamação, seja cooperativo e compreensivo, mesmo que ela não pareça justa. Por exemplo, se folhas de uma árvore caírem no quintal do vizinho, não se zangue. O importante é manter um espírito amigável e estar disposto a resolver o problema da melhor forma. Mostrar que você se importa com o bem-estar deles aumenta as chances de que eles também façam o mesmo por você.
Documente tudo, por precaução.
Embora a maioria das questões possa ser resolvida de maneira amigável, sempre é bom ter um registro de tudo. Se for necessário recorrer a uma associação de moradores (HOA), um grupo de bairro, ou até mesmo à polícia ou um advogado, ter registros de datas, comunicações e fotos pode ser útil.
Pesquise as regras locais antes de agir.
Antes de tomar uma atitude legal ou formal, pesquise sobre as leis e regulamentos do bairro. Consulte o departamento de habitação, um advogado ou o HOA, para entender as regras sobre o problema em questão. Assim, você pode resolver a situação de forma mais eficiente e evitar surpresas.
Em casos graves, envolva as autoridades.
Se as tentativas de resolver o problema amigavelmente falharem, talvez seja necessário chamar as autoridades. No entanto, sempre procure envolver a autoridade correta. Por exemplo, um problema com sujeira no terreno de alguém pode ser tratado pelo departamento de códigos da cidade, enquanto um cão barulhento pode exigir uma queixa ao HOA antes de envolver a polícia.
Evite situações que possam gerar atritos.
Algumas situações são mais propensas a criar tensões, como morar ao lado de uma casa desorganizada ou com garagem compartilhada. A menos que você tenha um bom relacionamento com seu vizinho, é melhor evitar esses cenários, pois as chances de conflitos são altas.
Você gosta da página?
Gostaria de compartilhar a página com os seus amigos?
Gostaria de escrever um comentário na página?